Conhecer os hábitos de consumo do seu shopper (aquele que faz a compra) é fundamental em qualquer negócio. Até algum tempo atrás, as companhias buscavam entender as preferências de consumo com pesquisas de mercado e por vezes até mesmo por intuição. Pesquisa da Popai Brasil aponta que 70% das decisões são tomadas no ponto de […]

Conhecer os hábitos de consumo do seu shopper (aquele que faz a compra) é fundamental em qualquer negócio. Até algum tempo atrás, as companhias buscavam entender as preferências de consumo com pesquisas de mercado e por vezes até mesmo por intuição. Pesquisa da Popai Brasil aponta que 70% das decisões são tomadas no ponto de venda. São apenas alguns segundos para encantar e convencer o shopper de que vale a pena comprar seu produto.

Mas atrair o shopper não é tão simples como parece. Muito pelo contrário, em especial o varejo, muitas vezes com a parceria da indústria, investe forte em comunicação, layout e mix de produtos nos PDVs para conquistar o shopper. Se o processo dá resultado? Ele até ocorre com um trabalho eficaz do marketing, que promove ações que podem influenciar as decisões de compra.

Mas que tal conquistar seu shopper orientado por dados reais que possibilitarão obter resultados efetivamente positivos e de maneira mais assertiva? Saiba que esse processo para conhecer de perto os anseios e as necessidades dele torna-se muito fácil com o uso da tecnologia. Hoje, o mercado oferece uma série de ferramentas que fornecem às cadeias, da indústria e do varejo, informações preciosas sobre o comportamento dos compradores nas lojas.

Conheça as preferências do shopper e a concorrência

Tais tecnologias, com milhões de dados e atualizadas permanentemente, fornecem informações de qual o gasto médio de seu shopper, marcas adquiridas em suas cestas de produtos, região em que se encontra, frequência de consumo, além de direcionar para você as preferências, hábitos e atitudes dele. Assim, conhecendo-o em detalhes, é possível tomar decisões mais eficientes e estratégicas para o seu negócio.

Já sabemos que conhecer o seu shopper é um passo fundamental para ampliar suas vendas e também fidelizar um cliente. E por quê não usufruir da tecnologia para coletar dados relativos à concorrência? Sim, é possível rastreá-la também. Você pode ter, com a tecnologia e uma rica análise de dados, acesso aos produtos mais vendidos de outras marcas, tíquete médio e conhecer as campanhas promocionais realizadas.

E com tantas informações, suas campanhas, mais estruturadas, elaboradas e direcionadas em companhia do time de marketing, poderão potencializar as suas vendas. Como consultores costumam propagar no mercado, a tomada de decisão do shopper envolve razões pessoais, emocionais e de preço. Portanto, municie-se, pois conhecê-lo é essencial para o seu negócio crescer.