Toda indústria ou o varejo precisa, e tem necessidade, de ter o controle sobre o seu negócio. Por essa razão, é fundamental apostar na nas tecnologias de inteligência de mercado, com a coleta de dados nos PDVs, para que se possa traçar estratégias para ampliar as vendas e antecipar-se à concorrência. Afinal, com as informações […]

Toda indústria ou o varejo precisa, e tem necessidade, de ter o controle sobre o seu negócio. Por essa razão, é fundamental apostar na nas tecnologias de inteligência de mercado, com a coleta de dados nos PDVs, para que se possa traçar estratégias para ampliar as vendas e antecipar-se à concorrência. Afinal, com as informações […]

Toda indústria ou o varejo precisa, e tem necessidade, de ter o controle sobre o seu negócio. Por essa razão, é fundamental apostar na nas tecnologias de inteligência de mercado, com a coleta de dados nos PDVs, para que se possa traçar estratégias para ampliar as vendas e antecipar-se à concorrência. Afinal, com as informações geradas a partir de uma minuciosa base de informações, é possível criar campanhas e promover ações que possam atender às expectativas, demandas do setor e necessidades de clientes e consumidores.

As ferramentas de inteligência de mercado – as mais utilizadas são as de Business Intelligence e Big Data – fornecem informações com um imenso volume de dados, extremamente qualificados, sobre, por exemplo, o perfil dos clientes, marcas em destaque, produtos mais vendidos, tíquetes médios nas compras, regiões dos shoppers e as movimentações dos principais concorrentes. Com esse punhado de dados é possível antecipar tendências, fazer previsões e identificar oportunidades de negócios.

Assim, com a inteligência de mercado uma empresa torna-se mais ágil e competitiva, fatores essenciais para a sua própria sustentabilidade. Por meio da análise de dados, a tecnologia permite entender o comportamento do shopper, identificar possíveis problemas nas vendas e soluções favoráveis para eles, conhecer melhor o segmento de atuação e busca proporcionar melhor entendimento sobre a percepção de marca pelos consumidores. Quer mais? É possível acompanhar as ações dos concorrentes e descobrir, em detalhes, fatores influenciadores que impactam as cestas de compras dos consumidores.

Inteligência de mercado, uma aliada do MKT e comercial

Em toda a empresa, independentemente do setor em que atua, as áreas de marketing e o comercial são as mais beneficiadas com os dados obtidos pela tecnologia de inteligência de mercado. Com as análises preditivas, elas conseguem ajustar o foco das ações estratégicas para potencializar seus resultados.

Ao time de marketing, a inteligência de mercado proporciona a elaboração de campanhas assertivas para, com o conhecimento do comportamento de consumo, ampliar as vendas, fidelizar e manter o relacionamento com os clientes. Para a equipe comercial, a inteligência de mercado permite a criação de um elaborado planejamento para cumprimento e avanço das metas estabelecidas a partir de dados, como as categorias de produtos mais demandadas, marcas mais consumidas, etc.