O que é reduflação e qual o seu impacto no consumo?
A reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou
quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou
aumenta. Este efeito é uma consequência do aumento do nível geral
dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume,
causado por inúmeros fatores, principalmente a perda do poder
aquisitivo […]
A reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho
ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou
aumenta. Este efeito é uma consequência do aumento do nível geral
dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume,
causado por inúmeros fatores, principalmente a perda do poder
aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores.
O cenário inflacionário recente impulsionou a indústria a se
‘readequar’ ao bolso do consumidor, reduzindo suas embalagens para
evitar maiores repasses de preços, gerando a chamada “reduflação”
de embalagens, em categorias como sabão em pó, biscoitos,
achocolatados, dentre outros.
Em entrevista para a coluna Painel S.A. da Folha de São Paulo,
Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus, comentou que
o cenário econômico continua impactando o consumo no varejo.
Dados mais recentes da Horus Inteligência, apontam que o tíquete
médio subiu, mas o número de produtos no carrinho não acompanhou.
Isso é reflexo da inflação. E depois que chega a um determinado
ponto, mesmo que venha deflação ou desaceleração, é difícil
voltar ao patamar normal. O consumidor se acostuma, e o preço
final acaba ficando um pouco acima. Veja o leite, que dobrou de
preço e começou a baixar, mas não volta ao nível anterior Luiza
Zacharias
Leia a matéria completa
aqui.
A Horus traz uma visão 360º do consumo, para a indústria, varejo e
shopper por meio da análise de dados e inteligência de mercado que
contribuem para um melhor planejamento estratégico e melhor tomada
decisão, clique aqui e saiba mais.