Sua empresa, seja indústria ou varejo, tem informações valiosas acerca de seu desempenho no mercado ou mesmo dos principais concorrentes? Sabe o que mais tem agradado aos seus clientes na cesta de produtos ou se o tíquete médio da concorrência é menor em comparação aos seus? Ou tem ideia de quais são os desejos e […]

Sua empresa, seja indústria ou varejo, tem informações valiosas acerca de seu desempenho no mercado ou mesmo dos principais concorrentes? Sabe o que mais tem agradado aos seus clientes na cesta de produtos ou se o tíquete médio da concorrência é menor em comparação aos seus? Ou tem ideia de quais são os desejos e as necessidades dos shoppers? A competitividade entre as companhias é grande e, diante desse cenário, torna-se mandatório extrair insights cada vez mais assertivos para alavancar os seus negócios. Assim, uma pesquisa é fundamental para elevar seu desempenho e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes.

Hoje, a pesquisa de mercado com o uso de tecnologias como o Big Data Analytics e análises de geomarketing é um dos melhores métodos para entender os fatores que podem afetar os seus negócios. Elas não apenas identificam as oportunidades, como geram informações sobre os gastos efetuados pelos consumidores, em quais localidades e regiões eles se encontram, a presença dos produtos nos PDVs, percepção de marca e ainda apresenta os pontos fortes e fracos de suas vendas, possibilitando-o a tomar as melhores decisões com base nesses estudos comparativos.

Com a pesquisa de mercado em mãos, a empresa conhece o perfil dos seus clientes e o seu comportamento de compra, com ricos detalhes sobre hábitos de consumo e estilo de vida, acompanha de perto as ações dos concorrentes, dimensiona o mercado e avalia o desempenho de seus próprios produtos. Assim, definitivamente, não se faz mais vendas como antigamente, onde muitas delas eram realizadas simplesmente baixando os preços, fazendo promoções ou oferecendo descontos.

Pesquisa proporciona dicas para vencer a concorrência

Com as valiosas informações, proporcionadas pela pesquisa de mercado com a ajuda da tecnologia, a empresa pode facilmente tomar decisões estratégicas para fomentar as vendas por meio de boas ações de marketing e, consequentemente, melhorar seus resultados que fortalecem a saúde financeira da empresa. Afinal, para manter-se competitivo no mercado, é preciso ter informações sólidas sobre a concorrência, públicos-alvo e o seu próprio negócio.

Vale lembrar que cada mercado tem suas próprias características. Mas invariavelmente, uma boa parte das empresas não sabe exatamente o que fazer – ela responde às demandas, mas sem uma previsibilidade de vendas e o aproveitamento de novas oportunidades. Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas apostem na ciência de dados como um grande diferencial competitivo, colocando-se à frente dos concorrentes.

Então, mãos à obra e bons negócios!