A reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta. Este efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros fatores, principalmente a perda do poder aquisitivo […]

Reduflação

A reduflação é o processo em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta. Este efeito é uma consequência do aumento do nível geral dos preços dos bens, manifestado por unidade de peso ou volume, causado por inúmeros fatores, principalmente a perda do poder aquisitivo da moeda e a queda do poder de compra dos consumidores.

O cenário inflacionário recente impulsionou a indústria a se ‘readequar’ ao bolso do consumidor, reduzindo suas embalagens para evitar maiores repasses de preços, gerando a chamada “reduflação” de embalagens, em categorias como sabão em pó, biscoitos, achocolatados, dentre outros.

Em entrevista para a coluna Painel S.A. da Folha de São Paulo, Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus, comentou que o cenário econômico continua impactando o consumo no varejo. 

Dados mais recentes da Horus Inteligência, apontam que o tíquete médio subiu, mas o número de produtos no carrinho não acompanhou

Isso é reflexo da inflação. E depois que chega a um determinado ponto, mesmo que venha deflação ou desaceleração, é difícil voltar ao patamar normal. O consumidor se acostuma, e o preço final acaba ficando um pouco acima. Veja o leite, que dobrou de preço e começou a baixar, mas não volta ao nível anterior Luiza Zacharias

Leia a matéria completa aqui.

A Horus traz uma visão 360º do consumo, para a indústria, varejo e shopper por meio da análise de dados e inteligência de mercado que contribuem para um melhor planejamento estratégico e melhor tomada decisão, clique aqui e saiba mais.